» NoTíCIAS
23/12/2013 | Notícias Ambientais
O Drama da Falta de Saneamento Básico

Você já deu descarga hoje? Pois saiba que nem todos tem acesso a esse tipo de “conforto”. Em todo o mundo, dois bilhões e meio de pessoas, incluindo um bilhão de crianças, não têm acesso a um banheiro limpo e seguro. Isso significa que uma criança morre a cada 20 segundos em decorrência da falta de saneamento básico, ou seja, 1,5 milhões de mortes por ano. Elemento fundamental para existência humana, o saneamento básico previne proliferação de doenças como cólera, por exemplo, por isso sua grande importância.

O sistema sanitário, que tantos milhões de nós usamos, é muito mais complexo do que as pessoas imaginam. Para fazê-lo funcionar, precisamos de uma grande infraestrutura de estações de energia, abastecimento de água, estações de bombeamento, obras de esgoto e instalações de tratamento. Quando damos descarga, estamos acionando os esforços coordenados de milhares de pessoas e milhões em investimentos em infraestrutura. Infelizmente, por uma questão financeira, nem todos os países podem arcar com tudo isso.

Na Índia, por exemplo, menos da metade da população tem acesso a um banheiro interno. Na verdade, mais pessoas no país possuem um telefone móvel do que um banheiro. Por isso, uma solução para esse problema é desenvolver sanitários que não precisam de grandes investimentos. 

Pensando nisso, pesquisadores da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Singapura (NTU) vem trabalhando em formas de tornar as cidades mais sustentáveis, transformando resíduos sanitários em energia. A equipe criou um novo tipo de sistema de vaso sanitário, que transforma dejetos humanos em biogás, que pode ser usado para cozinhar, gerar de energia elétrica e de biodiesel.

Entenda mais sobre essa realidade no Brasil:http://youtu.be/KujlJMZBKV8

Fonte: Macaco Velho

Voltar Topo